O Copo dos Dados, de Max Jacob


tradução de Luiza Neto Jorge
capa de Soares Rocha
colecção Novas Direcções
Estampa, 1974


Os porcos de Isabel


Que pavor Moscovo, antes da alvorada! os criados ainda sem librél o gás a alumiar a cozinha! Porque me levantei, se ainda era de noite? Talvez achasse que era poético ou talvez quisesse, por uma vez, ver o sol erguer-se sobre Moscovo. Os criados estavam de pé em volta da mesa da cozinha; também havia uma coifa quadrada de camponesa, reconheci Isabel a pobrezinha! deram-lhe um pão já um tanto ratado, sem que ela agradecesse. Ao descer a alameda sombria onde havia uma única loja iluminada, deparo com Isabel com um enorme saco às costas e digo-lhe:
«Tem muitos filhos, minha pobre Isabel, e anda a penar para bem deles...»
«Não senhor Max! é para os meus porcos!»
E eu voltei para casa; junto ao lava-loiça, o meu pequeno mujique contemplava Moscovo, ainda fresquinha do seu banho de noite: perguntei-lhe pelos meus ovos e tivemos o cuidado de os experimentar na água, para sabermos quais os frescos: «Os mais pesados ficam para o meu almoço, os mais leves para os porcos da Isabel.»


O paraíso é todo em notas de música


O paraíso é todo em notas de música.
O magno Conselho é todo em mínimas e em semibreves e isto tão artisticamente entremeado que pareceria uma gravura antiga, não fora o movimento que o anima.
O Senhor é chamado de anjo do magno Conselho.

*

Um jantar de velhos não é nada divertido. Por prudência, ninguém diz nada. Vejo alguns deles muito pálidos, outros que bebem um copo de água turvado por certas drogas. «Faz mal em não provar esta torta - diz uma criada. - Esmerei-me a pensar no senhor, e o senhor quase lhe não tocou. Estragam-no com mimo!» Aos rapazes ninguém os estraga com mimos! eles é que se estragam por si próprios. A isso não posso eu remediar. Tendo entretanto sido pronunciado o nome da Srª X..., houve quem dissesse: «É uma peste!» Foi um escândalo surdo, apesar de toda a gente ser da mesma opinião. Num jantar de velhos, todos se deixam arrastar pelos seus remorsos pessoais ou pela sua alegria recheada de vitórias.

Sem comentários: